CNM divulga processo de seleção 2017 do Intercâmbio Municipal com o Japão

Estão abertas as inscrições para o Programa de Treinamento de Funcionários Governamentais Locais (LGOTP) 2017. O programa selecionará um profissional da área de Educação de Municípios e associações municipais do Estado do Paraná para ser trainee em governo local no Japão. Esse trabalho é resultado de parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Japonês de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (Clair).

A proposta, além de aproximar o contato entre os dois países, oferece aos participantes conhecimentos e habilidades técnicas dos governos locais. O candidato selecionado fará um intercâmbio na cidade de Toyohashi, localizada na costa oeste japonesa.

Primeiro, os trainees participarão de um treinamento em grupo onde o foco será o estudo do idioma e os governos locais. Depois, haverá o treinamento especializado, ponto principal do programa. Nessa parte está inclusa a aprendizagem com atividades concentradas em uma área específica.

Sobre o Programa
O Programa de Treinamento de Funcionários Governamentais Locais (LGOTP) foi criado em 1996 e já contou com a participação de 962 trainees enviados por governos locais de 35 nações. A CNM colabora com a iniciativa desde 2008.

A Confederação explica além de a maioria dos custos ser arcado pelo o governo japonês, o programa é uma ótima oportunidade para os participantes adquirirem uma experiência profissional diferente, viver em outro país e aprender a cultura japonesa. Para os governos locais brasileiros, a experiência representa uma oportunidade de aprender técnicas com seus pares e iniciar ou aperfeiçoar relações com o Japão.

Inscrição
Os candidatos devem seguir os critérios de elegibilidade impostos pelo Clair para participar do processo de seleção, como, ser capaz de se comunicar em inglês ou japonês, e ser funcionário de um Município, outro órgão do governo municipal, ou associação de Municípios do Paraná.

As inscrições para o processo de seleção serão finalizadas em 17 de fevereiro de 2017. Para participar, é necessário enviar os documentos requeridos devidamente preenchidos para a CNM.

Para informações sobre o processo seletivo e o programa, os interessados podem acessar o site

Acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2019 às 15:30H nas dependências desta Casa, a Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.