Mais de 5 anos de seca deixa vida da população nordestina mais cara

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) têm noticiado há mais de cinco anos a seca que atinge os Estados do Nordeste. Em 2016, e a falta de chuvas aliada à escalada do desemprego nas principais regiões metropolitanas, potencializou os efeitos da crise econômica regional, segundo mostra o jornal Folha de São Paulo.

Em matéria, desta segunda-feira, 19 de dezembro, o jornal alerta que a crise hídrica no Nordeste levou a quebras de safra, que é o não alcança das estimativas de colheita por conta de fenômenos naturais. Isso reduziu o poder de compra da população nos Municípios do interior, de perfil predominantemente rural.

Ainda segundo a Folha, no Ceará, por exemplo, a estiagem afetou a agricultura familiar e irrigada, com impactos na produção da fruticultura e da bacia leiteira. "As áreas irrigadas estão com mais de 50% do fornecimento de água suspenso. A situação é grave", disse o representante da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, ao jornal.

Inflação
A redução da oferta pressionou a inflação dos alimentos, resultando em um aumento de preços para o consumidor. A região metropolitana de Fortaleza tem a pior inflação de alimentos do país: alta de 16,2% em 12 meses até novembro, ante 11,6% na média nacional do período.

E isso se reflete em setores como o de supermercados, que, além de vendas menores, notam diferença no perfil de compra do consumidor. Em outros setores do varejo, comerciantes fecharam as portas e entregaram pontos de venda na capital e em cidades do interior.

Estudo da CNM
Em todo ano de 2016, a CNM atendeu diversas solicitações da imprensa nacional, em busca de dados sobre a seca no Nordeste. O estudo Prejuízos Causados por Desastres Naturais - 2012 a 2015, feito pela Confederação, aponta que a estiagem na região nordestina provocou perdas superiores a R$ 100 bilhões.

O trabalho da entidade municipalista, com base nos dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, está disponível para acesso no hotsite Observatório dos Desastres , vinculado ao portal da CNM. O objetivo do estudo - divulgado em maio - é chamar a atenção do poder público para a gravidade dos desastres naturais no Brasil, em valores.

PREGÃO PRESENCIAL 3/2019

FORNECIMENTO DE COQUETÉIS, A SEREM SERVIDOS NOS EVENTOS SOLENES DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO CURITIBANENSE E COMENDAS DE MÉRITO QUE REALIZAR-SE-ÃO NESTA CASA LEGISLATIVA NO ANO DE 2019, CONFORME ORGANOGRAMA, ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E QUANTIDADES DESCRITAS NO ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA - DO PRESENTE EDITAL.

Chamamento Cadastral 2019

Chamamento Cadastral 2/2019

ESTADO DE SANTA CATARINA
MUNICÍPIO DE CURITIBANOS – PODER LEGISLATIVO

CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO E ATUALIZAÇÃO NO CADASTRO MUNICIPAL DE FORNECEDORES

O Poder Legislativo do Município de Curitibanos/SC torna público, para o conhecimento dos interessados, que de acordo com o § 1º do artigo 34 da Lei Federal nº 8.666/93, com suas atualizações, se encontra aberta a possibilidade geral e irrestrita, para proceder ao Registro de Atualização Cadastral dos fornecedores do Poder Legislativo deste Município.

Demais esclarecimentos poderão ser obtidos no Departamento de Compras da Casa Legislativa, localizado na Rua Archias Ganz,288, centro Curitibanos/SC, CEP 89520-000, no horário de expediente e demais informações pelo telefone (49) 3241-1115.

Curitibanos, 27 de fevereiro de 2019
Setor de Compras

Acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2019 às 15:30H nas dependências desta Casa, a Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.