CNM destaca importância do Dia Nacional de Combate ao Mosquito; mobilização acontece nesta sexta, 2

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, acontece em todo Brasil a mobilização de enfrentamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, "o "zika day". Os e ministros farão algumas visitas nas capitais para ações de enfrentamento. Já o presidente Michel Temer participará de ações no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que mutirões serão realizados em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito.

A ideia é que, a partir do dia de mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco "Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate".

A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. "Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar" alerta a campanha, que será veiculada em TV, rádio, internet, redes sociais em pontos de ônibus e outdoors no período de 24 de novembro a 23 de dezembro. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências da omissão.

Epidemia
Desde a identificação do zika vírus no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o governo federal tem tratado o tema como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 salas estaduais e 1.821 salas municipais, com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A sala nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.

Cabe a esse grupo definir diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território nacional, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos. Também faz parte das diretrizes, coordenar as ações dos órgãos federais, como a disponibilização de recursos humanos, insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico, em articulação com órgãos estaduais, distritais, municipais e entes privados envolvidos.

Ações da CNM
A CNM destaca a importância de todos os Municípios continuarem mobilizados no combate ao mosquito, mesmo em um momento de transição política e mudança de gestores, se torna fundamental avançar nos trabalhos de mobilização e limpeza nos serviços de saúde, empresas e residências, dando continuidade ao trabalho iniciado.

Como suporte, a Confederação mantem o site www.aedes.cnm.org.br  a disposição dos gestores para baixar materiais de apoio no desenvolvimento de campanhas educativas e mutirões, assim como inúmeras informações sobre as doenças causadas pelo mosquito. O período de chuvas chegou e o combate ao Aedes aegypti não pode parar.

Agência CNM, com informações do Portal Brasil

Chamamento Cadastral 2019

Chamamento Cadastral 2/2019

ESTADO DE SANTA CATARINA
MUNICÍPIO DE CURITIBANOS – PODER LEGISLATIVO

CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO E ATUALIZAÇÃO NO CADASTRO MUNICIPAL DE FORNECEDORES

O Poder Legislativo do Município de Curitibanos/SC torna público, para o conhecimento dos interessados, que de acordo com o § 1º do artigo 34 da Lei Federal nº 8.666/93, com suas atualizações, se encontra aberta a possibilidade geral e irrestrita, para proceder ao Registro de Atualização Cadastral dos fornecedores do Poder Legislativo deste Município.

Demais esclarecimentos poderão ser obtidos no Departamento de Compras da Casa Legislativa, localizado na Rua Archias Ganz,288, centro Curitibanos/SC, CEP 89520-000, no horário de expediente e demais informações pelo telefone (49) 3241-1115.

Curitibanos, 27 de fevereiro de 2019
Setor de Compras

Acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2019 às 15:30H nas dependências desta Casa, a Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.