100%

Plenária apresenta ferramentas que podem ajudar na gestão local

Os prefeitos eleitos para o mandato 2017-2020 da região Nordeste que já estão em Brasília, para o Seminário Novos Gestores, tiveram a oportunidade de participar de debate sobre ferramentas inovadoras que podem ajudar na gestão local. Integrantes da equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e especialistas apresentaram alguns desses instrumentos, como por exemplo: Contabilidade, Consórcios intermunicipais, Rede Municipalista, Urbem e MuniCiência. 

A professora de Contabilidade Pública da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, iniciou a plenária, na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, com algumas dicas para o processo de transição de mandato. Ela pontou algumas medidas importantes, e dentre elas ressaltou que é fundamental solicitar relatórios contábeis, patrimoniais e de execução do orçamento ao atual gestor. Já a consultora da CNM, Joanni Hendrichs, falou sobre consórcios públicos intermunicipais. Ela destacou que essas instituições de personalidade jurídica e de caráter público podem ajudar a solucionar problemas comuns de Municípios de determinada região. 

A Rede Municipalista que é a nova estratégia da CNM para ampliar e facilitar o canal de comunicação e interação entre a entidade municipalista, os gestores e a comunidade foi apresentada pelo consultor, Maurício Zanin. Além de ter mostrado como funcionará a rede e como os prefeitos fazem para participar dessa nova modalidade de atuação, Zanin relatou por quais meios essa comunicação deve ocorrer e quais os tipos de informações devem ser repassadas, inclusive as consideradas de urgência, como projetos com impacto nos Municípios a pauta de votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

Capacitação
Cursos de capacitações para os integrantes da Rede estão previstos, e devem promover melhorias na gestão, segundo informou o consultor da Confederação. Na mesma ideologia de compartimento de informações e de busca por melhorias nas administrações municipais, o projeto MuniCiência foi detalhado pelo consultora, Márcia Joppert. "Tudo o que é feito no Município de inovador e de boa prática deve ser visto como ciência. Tem de ser observado, pesquisado, registrado e disseminado", informou. 

De acordo com Márcia, o objetivo do MuniCiência é, justamente, descobrir onde estão acontecendo essa inovações para compartilhar com os demais gestores, por meio de uma plataforma digital. Ainda dentro do assunto de inovações tecnologistas, o Urbem - um software de gestão governamental gratuito - foi abordado. O consultor, Ronaldo Antoni, informou aos prefeitos, participantes da plenária, que a ferramenta concede as Prefeituras o poder das informações, de fato. O Urbem também é uma forma de promover a modernização da gestão e o cumprimento de determinações legais, inclusive da Lei da Transferência. 

Participantes
Diversos prefeitos tiveram a oportunidade de sanar dúvidas. Dentre as perguntas apresentadas aos especialistas, os prefeitos buscaram mais orientações contábeis e informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Eles também apresentaram dúvidas sobre consórcios e Urbem. O prefeito de Grajaú (MA), Mereceu Arruda, foi um deles, antes, porém, elogiou o trabalho desenvolvido pela Confederação. "Estou surpreso com o crescimento que a CNM conquistou nos últimos quatro anos", declarou.



Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Chamamento Cadastral 2019
Chamamento Cadastral 2019

Chamamento Cadastral 2/2019

ESTADO DE SANTA CATARINA
MUNICÍPIO DE CURITIBANOS – PODER LEGISLATIVO

CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO E ATUALIZAÇÃO NO CADASTRO MUNICIPAL DE FORNECEDORES

O Poder Legislativo do Município de Curitibanos/SC torna público, para o conhecimento dos interessados, que de acordo com o § 1º do artigo 34 da Lei Federal nº 8.666/93, com suas atualizações, se encontra aberta a possibilidade geral e irrestrita, para proceder ao Registro de Atualização Cadastral dos fornecedores do Poder Legislativo deste Município.

Demais esclarecimentos poderão ser obtidos no Departamento de Compras da Casa Legislativa, localizado na Rua Archias Ganz,288, centro Curitibanos/SC, CEP 89520-000, no horário de expediente e demais informações pelo telefone (49) 3241-1115.

Curitibanos, 27 de fevereiro de 2019
Setor de Compras

PREGÃO PRESENCIAL 1/2019
PREGÃO PRESENCIAL 1/2019

CONTRATAR SERVIÇOS COMUNS DE PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO DE ASSUNTOS DE INTERESSE PÚBLICO (INFORMATIVOS, NOTAS, COMUNICADOS, ORIENTAÇÕES, PUBLICAÇÕES LEGAIS E PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS) E ATIVIDADES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, NOS TERMOS E CONDIÇÕES CONSTANTES DO TERMO DE REFERÊNCIA - ANEXO I DESTE EDITAL.

Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.
 Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.

Acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2019 às 15:30H nas dependências desta Casa, a Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2018 e do Relatório Quadrimestral da Saúde conforme Lei Complementar n. 141/2012 de 13 de janeiro de 2012.

Pregão Presencial 11/2018
Pregão Presencial 11/2018

CONTRATAR EMPRESA PARA PREST SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA A DISTÂNCIA, DENOMINADO MONITORAMENTO REMOTO DE SISTEMAS DE ALARMES E DE VISTORIA DE PRONTA RESPOSTA, 24 (VINTE E QUATRO) HORAS POR DIA, 7 (SETE) DIAS POR SEMANA, COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MEDIANTE COMODATO, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DE ALARME, PARA EXECUÇÃO DA SEGURANÇA ELETRÔNICA DAS INSTALAÇÕES, MÓVEIS, EQUIPAMENTOS E DOCUMENTOS CONSTANTES NAS DEPENDÊNCIAS DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS/SC

Pregão Presencial 10/2018
Pregão Presencial 10/2018

CONTRATAR EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE MÃO DE OBRA PARA DAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA E OPERAR O EQUIPAMENTO DE SOM DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS/SC EM TODAS AS SESSÕES ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS, SOLENES, ITINERANTES, VEREADOR ESCOLINHA DO LEGISLATIVO, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E DEMAIS EVENTOS REALIZADOS PELO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, NOS TERMOS E CONDIÇÕES CONSTANTES DO TERMO DE REFERÊNCIA - ANEXO I DESTE EDITAL.