100%

Moção de Apelo nº 0001/2016

Moção de Apelo nº 0001/2016


AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE
DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBANOS – SC
 
Os Vereadores que esta subscrevem, com amparo no Regimento Interno, requerem, após ouvido o Plenário, seja encaminhada MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Saúde de Curitibanos - SC, a fim de que seja construída uma instalação própria para o SAMU, que é administrado pelo Município, dentro dos padrões sugeridos pelo Estado.
 
Segue em anexo as fotos das atuais instalações que o SAMU utiliza, local provisório no prédio da Nosocômio Regional Hélio Anjos Ortiz.
 
Percebe-se que as instalações atuais, por serem provisórias, estão quase sem condições de habitação e desenvolvimento do trabalho.
 
Entende-se que, apesar de os custos de manutenção do SAMU serem muito altos, o Município de Curitibanos não tem medido esforços para dar condição de funcionamento a tão importante órgão de prestação de socorro aos munícipes.
 
Entretanto, é reconhecida também a necessidade de dar toda a condição de trabalho aos socorristas, pois tal prestação de atendimento emergencial não pode mais ser desativada. Sua permanência é de vital importância para o atendimento e salvamento de vidas.
 
Sabemos que o SAMU, criado pelo Governo Federal, teve sua administração e manutenção transferida para os Estados. E, neste Governo, foi terceirizada sua administração para uma Empresa de São Paulo. Seu atendimento é eficiente e sua estrutura aqui na nossa cidade, para atender a região, é de satisfatória a boa.
 
Entretanto, considerando que o SAMU faz atendimentos muito complexos, seu efetivo torna-se insuficiente para uma região grande como a nossa. Ademais, devido ao fato de o acionamento do socorro se dar mediante contato telefônico com a central no Município de Joaçaba tem se verificado a demora nos deslocamentos da equipe médica e consequentemente no atendimento das vítimas de acidentes.
 
Contudo, muitos casos, ao serem acionados, encaminham os chamados na cidade para o SAMU municipal. Este tem um atendimento eficaz, rápido, com alto profissionalismo e realizado com amor a vida.
 
Os Poderes Públicos e a Sociedade organizada precisam agora olhar para esta categoria de profissionais e dar-lhes toda a condição de estrutura para prestarem serviços de alta qualidade que merece nossa população.
 
Fazer uma reforma no prédio atual não é viável. O prédio é emprestado, não oferece as condições necessárias e já está sendo solicitado de volta pelo Estado para ampliações do próprio Hospital.
 
Por isso, pedimos o empenho e a atenção do Poder Executivo e o Secretário de Saúde, os quais sempre têm atendido às reinvindicações e apelos da Sociedade e aos pedidos desta Casa Legislativa.
 
Solicitamos que se construa uma sede própria, nos moldes da que apresentamos na foto ilustrativa, modelo padronizado, sugerido pelos órgãos Estaduais de Saúde. (foto também em anexo).
 
A sugestão é também que a construção possa ser feita anexo aos Postos de saúde já existentes. Curitibanos tem praticamente um em cada bairro. Aliás, no prédio que está em fase de construção no Bairro Nossa Senhora Aparecida, como outros já construídos, tem espaço físico nos terrenos, os quais podem ser aproveitados se assim entender a administração municipal.  
 
Sabemos que construção desta magnitude, necessitará de aporte de grande vulto e demandará tempo. É construção de médio a longo prazo.
 
Por isso, aproveitamos para solicitar a Sua Excelência, o Sr. Prefeito Municipal Jose Antônio Guidi, que proporcione junto com a Secretaria Municipal de saúde, a aquisição de uma nova instalação o mais rápido possível, que comporte estrutura interna adequada para uma boa condição de trabalho dos profissionais (banheiro, alojamentos, almoxarifado, etc.) além de local adequado para que possa ser lavada a ambulância nos cuidados rápidos e tenha abrigo ao veículo (garagem coberta) para ajudar na sua manutenção e conservação.
 
Precisa-se também de uma nova ambulância, pois a atual tem passado por vezes na oficina (UTI do automóvel) por estar em condição precária na sua mecânica. Além de cara, fica-se às vezes, sem recurso de atendimento por conta do seu desgaste no uso.
 
Oportuno, sugiro que nós, na qualidade de Vereadores, que tem buscado tantos recursos junto aos Deputados Estaduais e Federais, façamos uma campanha em busca de recursos no Governo Estadual e/ou Federal, para adquirir uma nova ambulância para o SAMU do Município.
 
Por fim, fique registrado aos heróis da saúde pública, os anjos de proteção a vida dos nossos munícipes, os socorristas do SAMU o nosso muito obrigado.
 
E ao Prefeito Municipal e Secretário de Saúde, nosso pleito e já nosso reconhecimento pelos esforços já aplicados e a atenção que sempre deu àqueles profissionais, ao povo de Curitibanos e aos pedidos desta Casa Legislativa.
 
N. Termos
P. Deferimento
Sala das Sessões, 17 de fevereiro de 2016.


José Setembrino Medeiros (PP)

 
  OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Curitibanos - SC.

Moções / 2016

Moção de Repúdio nº 33/2016

Moção de apoio nº 21/2016

Moção de Apoio nº 0016/2016

Moção de Pesar nº 0011/2016

Moção nº 0008/2016

Moção de Apelo nº 0007/2016

Moção de Apelo nº 0006/2016

Moção de Congratulações nº 0005/2016

Moção de Congratulações nº 0004/2016

Moção de Apelo nº 0003/2016

Moção de Apelo nº 0002/2016

Moção de Apelo nº 0001/2016

Selecione o ano desejado para listar