Receita Federal recebeu quase 28 milhões de declarações do IRPF

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Para 2017, a Receita Federal promete algumas melhorias. A primeira é o fim da necessidade de se baixar o Receitanet: o próprio programa de preenchimento da declaração já vai conter os mecanismos de transmissão. Outra novidade é que eventuais mudanças de versão do programa de preenchimento serão instaladas automaticamente.

Segundo a Receita, o rascunho da declaração 2017 já estará disponível na segunda-feira, 2 de maio. Em 2014, ele entrou no ar em outubro. Em 2015, em julho. Além disso, a nova versão permitirá a recuperação de senha.

Pendências

O Fisco informou que 716 mil pessoas já apresentam pendências no IRPF 2016. Mas explica que este número é dinâmico, e que as declarações vão saindo dessa situação com a entrada de informações das fontes pagadoras, por exemplo. O contribuinte poderá, a partir de 15 de maio, verificar os motivos da retenção de sua declaração e fazer a autorregularização.

A Receita esperava receber 28,2 milhões de declarações neste ano. Quem não entregou a declaração de 2016 dentro do prazo, poderá fazê-lo a partir de segunda-feira, 2 de maio – mas estará sujeito a multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$ 165,74.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil e da Receita Federal.

Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2016.

Acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2017 às 15:30 horas nas dependências desta Casa, a Audiência Pública para Demonstrar e Avaliar as Metas Fiscais referentes ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2016 do Município de Curitibanos.

Portarias autorizam transferências de recursos para educação infantil

Duas portarias da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC) que autorizam o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) a transferir recursos financeiros para educação infantil foram publicadas no último dia 30 de dezembro, no Diário Oficial da Un...